Eficiência Energética em Edifícios

Eficiência Energética em Edifícios
BundleUP, Novas metodologias de agrupamento de investimento para dinamizar os projetos públicos e privados europeus de eficiência energética
logotipo ponto energia

O BundleUP, projeto financiado pelo programa Horizonte 2020, visa promover o agrupamento de projetos de eficiência energética nos setores público e privado, proporcionando-lhes assim a dimensão necessária para atingir o interesse dos investidores.

Ao colocar as Agências de Energia e as Autoridades Locais num papel central, no que diz respeito à identificação, disseminação e relacionamento potencial de projetos com as autoridades locais, empresas e partes interessadas, o BundleUP colocará em prática o objetivo das Agências de Energia de "atuar como intermediário entre o local/Regionais e locais/regionais no mercado da energia ".

O principal objetivo do BundleUP é desenvolver e implementar um conjunto de investimentos baseados na eficiência energética, tanto no setor privado como no setor público, através da agregação de projetos de pequena e média dimensão, proporcionando-lhes assim a dimensão necessária para serem financiáveis e despertarem o interesse dos investidores. O consórcio é coordenado pela empresa Parity (PT) e tem como parceiros, para além da AGENEAL a ENA - Agência de Energia e Ambiente (PT), EMAC Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (PT), AdEPorto - Agência de Energia do Porto (PT), Agência Municipal de Energia de Gaia (PT), Sociedade Rebelo de Sousa & Advogados Associados, QB (PT), BOA ENERGIA (PT).

Os principais resultados esperados através deste projeto são:
  • Criação de um conjunto de projetos de EE no Setor Público e Privado;
  • Desenvolvimento de uma metodologia que permita investimentos únicos em múltiplos pacotes de projetos (agrupamento);
  • Lançamento de alguns projetos públicos e privados, atingindo as fases de assinatura do contrato e de investimento (pelo menos o processo de concurso no caso das autoridades públicas) dentro da duração do projeto;
  • Desenvolvimento de conhecimentos sobre modelos de negócio, contratos públicos e esquemas de financiamento inovadores através de workshops de capacitação;
  • Transferência de conhecimento através de documentos-modelo que possam servir de orientação para futuras ações e contratos em Portugal e na UE; Conhecimento e partilha de experiências com políticos e legisladores.
EMPOWER, More carbon reduction by dynamically monitoring energy efficiency, apoiado pelo Programa INTERREG Europa.
logotipo empower

A AGENEAL é parceira do projeto europeu EMPOWER, More Carbon Reduction by Dynamically Monitoring Energy Efficiency, apoiado pelo Programa INTERREG Europa, que teve início em janeiro de 2017 e terá uma duração de 5 anos.

Este projeto tem como objetivos obter uma poupança de energia de, pelo menos, 5% por ano em locais piloto através da implementação de medidas de otimização energética baseadas em TIC, contribuindo para o desenvolvimento do conceito smart city em Almada.
Pretende também desenvolver indicadores específicos para monitorização de energia, carbono e custos para aumentar a aceitação de projetos de eficiência energética por parte de bancos e investidores privados e aumentar a capacidade de investimento do sector público.

O EMPOWER é coordenado pela Agência de Energia de Podravje (Eslovénia), e conta ainda com a participação da Southern Regional Assembly (Irlanda), a agência de energia de Florença (Itália), o município de Lorient (França), a agência de energia para o Sudoeste da Suécia, a agência de energia de Mazóvia (Polónia), o banco de desenvolvimento de Alta Saxónia (Alemanha) e o município de Santander.