Eficiência Energética em Edifícios

Eficiência Energética em Edifícios
edit node 149

Projeto Missão Reduzir

Missão reduzir

A AGENEAL foi parceira do Projeto Missão Reduzir, que resultou de uma candidatura apresentada ao Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, PPEC 2013.

O projeto Missão Reduzir visou educar e mobilizar para a adoção de boas práticas no consumo de eletricidade nas escolas do 1º ciclo do ensino básico que integram o parque escolar municipal de Almada, e entre os residentes do município de Almada, com base na metodologia introduzida com o desenvolvimento do projeto europeu EURONET 50/50, que a AGENEAL acompanhou em apoio à Câmara Municipal de Almada.

A abordagem adotada baseou-se na valorização dos bons desempenhos energéticos, com 50% da poupança obtida na fatura de energia elétrica de cada escola em resultado das medidas de eficiência concebidas e concretizadas pela comunidade escolar respetiva (alunos, professores, auxiliares, outro pessoal) a reverter diretamente para a escola, sob a forma de materiais e recursos educativos ou de reinvestimento em medidas de eficiência energética. Relativamente às famílias, foi concedido um prémio aos 20 melhores desempenhos em matéria de poupança de energia elétrica, que se consubstancia num voucher para aquisição de equipamentos eficientes para casa (por exemplo, eletrodomésticos e iluminação).

A Exposição “Missão Reduzir: usar bem a Energia no dia-a-dia” esteve patente no CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, entre julho de 2016 e fevereiro de 2017. A Exposição teve o apoio e colaboração da ZERO, Associação Sistema Terrestre Sustentável e de um conjunto de outras entidades como a ALUNEFE – Soluções de Caixilharia, o Jumbo de Almada e a Roca, para além dos parceiros do projeto Missão Reduzir, a ADENE e a Lasting Values.

Esta exposição foi composta por vários módulos temáticos e experiências interativas e está baseada num modelo à escala real de uma casa onde, divisão a divisão, são apresentadas soluções práticas e exemplos de comportamentos que visam a utilização de forma mais eficiente da energia, no dia-a-dia, sem esquecer a mobilidade e os transportes.

Foi produzida a brochura "Exposição Usar Bem a Energia no dia-a-dia: Venha conhecer uma casa de ideias com energia" sobre esta iniciativa, para distribuição nas escolas do parque municipal e público em geral (munícipes e visitantes da exposição), que constitui uma ferramenta atual e com relevância no domínio da sensibilização para a adoção de boas práticas diárias no consumo de eletricidade em casa.

Projecto GaME – Ganha a Melhor Escola

logotipo game

A Medida GaME: Ganha a Melhor Escola, resultou de uma candidatura apresentada ao Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2017/2018.

Este projeto visou envolver os alunos do ensino secundário e profissional na gestão de energia da sua escola, fornecendo ferramentas que lhes permitam realizar uma auditoria energética simplificada, acompanhar em tempo real os consumos energéticos e criar e implementar medidas de melhoria no uso da energia na escola.

Esta Medida previu ainda a realização de uma competição entre as escolas participantes, que no final premiou as 10 escolas com melhor desempenho. 

Em Almada, participaram na 1ª edição do GaME seis escolas, tendo duas delas ficado entre os dez premiados pelo bom desempenho demonstrado nesta competição. O Colégio Campo de Flores foi a escola vencedora e a EPED, Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento classificou-se em 10.º lugar.

No ano letivo 2018/2019 o GaME está na 2ª edição e conta novamente com a participação de duas escolas secundárias de Almada.

A AGENEAL é parceira deste projeto que é coordenado pela agência de energia do Barreiro, Moita e Montijo - S.Energia.