Infoenergia

ECO N' HOME or how to reduce energy consumption in Household
Econhome

O Eco n'Home teve como principal objetivo a redução, de 10 a 20%, do consumo de energia em habitações. Pretendeu-se por em prática um serviço prático com vista a alcançar uma redução significativa do consumo de energia por habitação, com base numa metodologia definida no âmbito do projeto.
Uma vez estabelecida a metodologia e os instrumentos, cada parceiro do Eco n’ Home testou este serviço numa amostra de habitações representativas de cada área experimental. No total, pretendeu-se alcançar um universo global de 1000 habitações.
A avaliação da fase experimental passou pela quantificação das economias de energia conseguidas e por uma avaliação qualitativa do processo testado. Com o desenvolvimento do Eco n’ Home pretendeu-se evitar, em média, a emissão de 1 tonelada de CO2 por habitação, por ano e contribuir para a concretização de medidas propostas na Estratégia Local para as Alterações Climáticas do Município de Almada.
A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, como parceira deste projecto, testou este serviço numa amostra de 100 habitações do Concelho de Almada.
Este projeto, cofinanciado pelo Programa Energia Inteligente para a Europa, foi coordenado pela MVE, Association Maitrisez Votre Energie e envolveu oito parceiros de seis países europeus.

EYEManager Championship, European Young Energy Manager Championship
EYE

O EYEManager foi um projeto Europeu suportado pelo Programa Energia Inteligente para a Europa, EIE, da DG-TREN da Comissão Europeia. Nele estiveram envolvidos 16 parceiros, na sua maioria agências locais ou regionais de energia e escolas, de 9 países europeus. A AGENEAL assegurou a representação do único município português envolvido neste projeto que se iniciou em Setembro de 2008 e foi concluído em Fevereiro de 2011.
A ideia base do EYEManager consistiu em levar a cabo, a partir de Dezembro de 2009, um concurso internacional, envolvendo 6 equipas constituídas por alunos dos vários países europeus envolvidos no projeto. No decurso desta competição as equipas foram confrontadas com a problemática da gestão de energia nos locais onde passam a maior parte do seu dia, ou seja, na escola e em casa.
O início oficial da competição foi precedido, entre Setembro e Novembro de 2009, por sessões informativas dirigidas aos alunos, com o objetivo de melhorar os seus conhecimentos sobre a temática da gestão de energia, em casa e na escola e transmitir a informação que tornará viável a sua participação no concurso internacional.
Foi selecionada uma escola, dentro da região ou município de cada parceiro, que assegurasse a participação de uma turma na competição internacional, tendo em vista a eleição da melhor equipa de “Jovens Europeus Gestores de Energia”. A equipa vencedora seriai aquela que obtivesse as poupanças mais significativas, em termos da fatura energética dos edifícios estudados. A cada equipa coube a tarefa de analisar 6 casos de estudo (3 escolas e 3 habitações).
Na fase final do EYEManager, a escola envolvida na competição em cada um dos países participantes, teve a seu cargo a disseminação do projeto e os conhecimentos adquiridos junto de uma outra escola da comunidade educativa local.
Em Almada, as duas escolas envolvidas no projeto EYEManager foram a Escola Secundária Emídio Navarro, que participou na competição internacional com a turma do 9º D e o Externato Frei Luis de Sousa, que colaborou enquanto escola recetora.