Notícias

No atual estado de calamidade, em virtude da pandemia de COVID-19, mantém-se o dever cívico de recolhimento em casa.

A necessidade de permanência em casa, por um período mais alargado, poderá levar ao aumento do consumo de energia e, consequentemente, da fatura energética da sua família no final do mês.

O projeto Europeu INTENSIFY - Menos Carbono através da Participação Ativa da Comunidade, continua a bom ritmo. Uma série de visitas de estudo decorreram em 2019 e as boas práticas identificadas revelam o enorme poder da comunidade para a transição energética.

As regiões visitadas foram Milton Keynes (Reino Unido), Cork (Irlanda), Almada (Portugal), Zadar (Croácia) e Treviso (Itália). Em Almada, os parceiros tiveram oportunidade de visitar várias experiências como a remodelação energética de um edifício de habitação social e o projeto Refood.

Saiba mais na 3ª newsletter do projeto.

A AGENEAL é parceira do projeto europeu SPROUT, co-financiado pelo Programa Horizonte 2020. A primeira Newsletter do projeto foi recentemente publicada.

Dada a atual situação de pandemia de COVID -19 e à necessidade em conter a propagação do vírus, que pressupõe a redução de contactos presenciais, informa-se que dia 13 de Março foi suspenso o serviço Info-Energia na AGENEAL através de atendimento presencial, mantendo-se esse serviço por email (ageneal@ageneal.pt).

Irão decorrer em breve duas novas edições do Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+, desenvolvido pela ADENE - Agência para a Energia.

O Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+ tem como objetivo a qualificação de auditores para atuação no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas automóveis (MOVE+ Frotas) desenvolvido pela ADENE, bem como o reforço de competências de gestores de frota com base na metodologia adotada por esse sistema.

Para mais informação poderá consultar o site da Academia ADENE ou contactar a equipa MOVE+ para movemais@adene.pt.

 

 

 

A AGENEAL é parceira do projeto EMPOWER, More carbon reduction by dynamically monitoring energy efficiency, apoiado pelo Programa INTERREG Europa.

O projeto EMPOWER teve início em janeiro de 2017 e terá uma duração de 60 meses. Este projeto é coordenado pela Agência de Energia de Podravje, da Eslovénia e é desenvolvido por um consórcio que integra 8 entidades públicas e privadas, pertencentes a 8 países europeus.

Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente (ENAEA2019)  é subordinado ao tema “Agências de Energia e Ambiente: Agentes de Intervenção nos Territórios”, cuja organização é promovida pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), em parceria com a Energaia - Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto e com o apoio da Câmara Municipal de Espinho.

Este evento, que terá lugar no dia 04 de Dezembro, em Espinho, no FACE - Fórum de Arte e Cultura de Espinho, tem como objetivo principal discutir temas cada vez mais emergentes para os territórios municipais, como os Contratos de Gestão de Eficiência Energética nos Municípios, as Comunidades de Energia Renovável e Modelos de Financiamento para os Municípios a partir de 2020.

O evento contará com presença do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Dr. João Galamba, na Sessão de Abertura.

 

A AGENEAL esteve presente na Conferência Final do Projeto Europeu GO SUMP (https://urban-transports.interreg-med.eu/), co-financiado pelo Programa INTERREG MED, com a temática "Sharing challenges & developing solutions to design the future of the med urban transports community".

Este evento decorreu nos dias 17 e 18 de setembro, no qual a Comunidade Temática dos Transportes Urbanos do INTERREG MED encerrou  três anos de projeto. Esta comunidade temática foi composta por 7 projetos modulares iniciados em novembro de 2016. Um destes projetos modulares é o projeto MOTIVATE (https://motivate.interreg-med.eu/), liderado pela Câmara Municipal de Almada e cujas atividades decorreram com o suporte técnico e administrativo da AGENEAL.

A conferência final foi a ocasião para comemorar os últimos três anos de cooperação bem-sucedida e impacto positiva, assim como para elencar um vasto conjunto de recomendações de política ao nível europeu, nacional, regional e local, com vista a uma transição para um sistema de mobilidade urbana sustentável na área do Mediterrâneo.

 

A Câmara Municipal de Almada e a Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, com o apoio da Lisboa E-Nova, irão dinamizar a Conferência “Moving around a MED City”, Workshop Final do Projeto Europeu MOTIVATE (Promoting citizens’ active involvement in the development of Sustainable Travel Plans in Med Cities with Seasonal Demand), co-financiado pelo programa INTERREG Med.

Já está disponível a segunda newsletter do projeto INTENSIFY!