Notícias

Decorreu no dia 27 de fevereiro um encontro dedicado à Comunidade Prática do Projeto Sun4All, no qual cinco membros desta comunidade visitaram o Piloto em Almada.

O evento, organizado numa parceria entre a AGENEAL e a CMA, decorreu na Biblioteca Maria Lamas numa sessão em sala com apresentação do Piloto e a participação de outras entidades convidadas (SEnergia, RdA Climate Solutions, Coopérnico e CSPCR). No período da tarde realizou-se a visita às habitações na Rua dos 3 Vales que estão a ser alvo deste projeto.  

No dia 13 de novembro iniciaram as primeiras atividades do projeto NegaWATT: Menos é mais!, nas escolas de Almada. Esta iniciativa decorrerá durante 4 semanas em 6 escolas do município: EB D. António da Costa, EB Vale Rosal, EB Elias Garcia, EBS Anselmo de Andrade, EB Monte da Caparica e EB Carlos Gargaté.

O projeto Sun4All está a testar na UE um regime de apoio que ajuda as famílias vulneráveis a transitar para as energias renováveis, reduzindo assim as suas facturas de energia. O projeto europeu será testado pelas cidades de Almada (PT), Barcelona (ES) e Roma (IT) e pela comunidade de municípios Cœur de Savoie (FR).

Nesta curta entrevista, Catarina Alves (Agência Municipal de Energia de Almada) e Rui Sebastian (Câmara Municipal de Almada), apresentam o projeto-piloto Sun4All em Almada, Portugal.

 

O Programa de Apoio a Edifícios mais sustentáveis 2023 tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental.

O investimento, incluído na Componente 13 do PRR – Eficiência Energética em Edifícios, pretende promover a melhoria do conforto térmico dos edifícios residenciais, contribuindo para a redução da fatura energética e a renovação do parque habitacional existente.

O prazo para apresentação das candidaturas na plataforma do Fundo Ambiental, decorre a partir do dia 16 de agosto de 2023 até às 17h59 do dia 31 de outubro de 2023, ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista, consoante o que ocorra primeiro.

Nos dias 27 e 28 de junho, Almada recebeu todos os parceiros do Projeto Europeu Sun4All.

Estes encontros presenciais ocorrem apenas de 6 em 6 meses e para além de se avaliarem e discutirem os progressos, desafios e soluções na implementação do projeto, são também uma oportunidade de convívio e visitas aos locais onde estão a decorrer cada um dos 4 pilotos europeus.

No dia 1 de julho vai decorrer a primeira Feira da Economia Circular de Almada, a Ageneal vai estar presente com um espaço dedicado ao Projeto Sun4All - Energia Solar para Todos, um caso prático de um autoconsumo coletivo de energia que está a nascer em Almada.

Este projeto pretende facilitar o acesso a energias renováveis por famílias vulneráveis através da instalação de painéis solares em edifícios municipais e da partilha de energia solar criando um autoconsumo coletivo.

 

Sun4All - Project Presentation: Energy Communities for a fair Energy Transition in Europe

 

A APFAC - Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e Etics, em conjunto com o Fundo Ambiental e a ADENE - Agência para a Energia, realizam um webinar no dia 22 de junho de 2023, pelas 14:30, relativo ao aviso "Condomínios Residenciais" do PRR.

Aproveite a oportunidade para saber mais sobre este aviso e poder colocar as dúvidas existentes!

A Ageneal e a Câmara Municipal de Almada estão a desenvolver e a implementar o projeto europeu Sun4All, Energia Solar para Todos, em Almada.

Este projeto visa promover o acesso a energias renováveis por famílias vulneráveis através da instalação de sistemas de autoconsumo coletivo nos prédios municipais.

Nesta fase piloto pretende-se constituir uma comunidade de autoconsumo coletivo em 10 edifícios de habitação pública municipal localizados na Rua dos 3 Vales e na Rua de São Lourenço Poente.

A AGENEAL,  vem por este meio informar que, está a decorrer o processo de candidatura +EFICIÊNCIA - Renovação Energética nas IPSS, Municípios, Associações e Coletividades, no município de Almada. Esta medida decorre no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia - PPEC (7ªedição), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Pretende-se aumentar a Eficiência Energética nos edifícios elegíveis, através da substituição de iluminação interior por tecnologia LED e por melhoria no aquecimento de Águas Quentes Sanitárias (AQS) com integração de Bombas de Calor e Painéis Fotovoltaicos dedicados.