Notícias

A AGENEAL é parceira do projeto EMPOWER, More carbon reduction by dynamically monitoring energy efficiency, apoiado pelo Programa INTERREG Europa.

O projeto EMPOWER teve início em janeiro de 2017 e terá uma duração de 60 meses. Este projeto é coordenado pela Agência de Energia de Podravje, da Eslovénia e é desenvolvido por um consórcio que integra 8 entidades públicas e privadas, pertencentes a 8 países europeus.

A RNAE, em coorganização com a LISBOA E-NOVA e a Câmara Municipal de Lisboa, e em parceria com a ADENE, organizam o Webinar ”Os Observatórios de Energia como instrumentos eficientes de gestão” , que terá lugar em 9 de Dezembro, entre as 14h30 e as 17h00.

 

A  AGENEAL  é  parceira  do  projeto  SPROUT, Sustainable  Policy  RespOnse  to  Urban  mobility Transition,  financiado  pelo  programa  Horizonte  2020,  da  Comissão  Europeia.  Este  projeto envolve 31 parceiros de países europeus, da China, Israel  e  Estados  Unidos da  América, que  incluem  também  a  CM Almada. O projeto  iniciou-se a 1  de setembro de 2019 e tem uma duração de 36 meses.

O seu objetivo consiste em gerar conhecimento que possa ser aplicado no desenvolvimento de ferramentas  inovadoras  para  mitigar  os  impactos  da  crescente  pressão  sobre  as  cidades  no domínio  da  energia,  ambiente,  serviços  urbanos,  entre  outros.  Serão  concebidas,  testadas  e partilhadas  abordagens  e  processos  que  suportem  uma  transição  para  um  modelo  de  cidade inteligente, eco-eficiente e circular e contribuir para informar a definição de políticas europeias e locais no domínio da inteligência urbana para uma mobilidade sustentável.

A segunda Newsletter do projeto SPROUT foi publicada a 24 de novembro de 2020. Contém as últimas notícias e eventos do projeto, e apresenta os resultados atingidos pelo consórcio no primeiro ano do projeto.

Sustainable Energy Council vai organizar a conferência virtual “Sustainable Energy Europe Summit”, que decorre de 18 a 20 de novembro.

Esta conferência tem o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Energia.

Lançamento do filme “Almada a Pedalar” fecha a Semana Europeia da Mobilidade 2020. 

Um filme sobre aqueles que utilizam diariamente a bicicleta como modo de transporte em Almada e que pretende ser um incentivo para que mais pessoas optem pelo uso da bicicleta nas suas deslocações diárias, também de forma complementar aos diferentes modos de transporte público.

O “Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis”, no valor de 4,5 M€, irá concretizar-se através de um incentivo operacionalizado pelo Fundo Ambiental, que se traduz no apoio a soluções para a reabilitação de edificado residencial com o objetivo de melhorar o seu desempenho energético e hídrico, tornando os edifícios mais sustentáveis e gerando múltiplos benefícios (ambientais, sociais e económicos) para o cidadão.

Na Newsletter#4 do Projeto INTENSIFY, iremos conhecer melhor o sucesso que tem sido alcançado em Almada ao envolver a comunidade local no processo de decisão na reabilitação de um edifício de habitação socia, asism como um conjunto alragado de iniciativas e boas práticas desenvolvidas pelos restantes parceiros do INTENSIFY.

Saiba mais na 4.ª Newsletter do projeto.

 

O serviço de mobilidade inclusiva "Almada BUS Saúde", iniciado em Setembro de 2017 no âmbito da semana europeia da Mobilidade de Almada, ultrapassou a barreira dos 500 mil utilizadores durante o primeiro trimestre de 2020, o que atesta o sucesso desta iniciativa e a forte adesão que desde o seu início teve por parte dos Almadenses.

 

 

A 29 de maio celebra-se o Dia Nacional da Energia. Ao longo dos últimos 20 anos, a AGENEAL promoveu e colaborou em inúmeras iniciativas de sensibilização e educação sobre as temáticas da eficiência energética, energias renováveis, mobilidade sustentável e outras.

Divulgação do Projeto Europeu INTENSIFY, co-Financiado pelo programa INTERREG Europe-