Notícias

A AGENEAL esteve presente na Conferência Final do Projeto Europeu GO SUMP (https://urban-transports.interreg-med.eu/), co-financiado pelo Programa INTERREG MED, com a temática "Sharing challenges & developing solutions to design the future of the med urban transports community".

Este evento decorreu nos dias 17 e 18 de setembro, no qual a Comunidade Temática dos Transportes Urbanos do INTERREG MED encerrou  três anos de projeto. Esta comunidade temática foi composta por 7 projetos modulares iniciados em novembro de 2016. Um destes projetos modulares é o projeto MOTIVATE (https://motivate.interreg-med.eu/), liderado pela Câmara Municipal de Almada e cujas atividades decorreram com o suporte técnico e administrativo da AGENEAL.

A conferência final foi a ocasião para comemorar os últimos três anos de cooperação bem-sucedida e impacto positiva, assim como para elencar um vasto conjunto de recomendações de política ao nível europeu, nacional, regional e local, com vista a uma transição para um sistema de mobilidade urbana sustentável na área do Mediterrâneo.

 

A Câmara Municipal de Almada e a Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, com o apoio da Lisboa E-Nova, irão dinamizar a Conferência “Moving around a MED City”, Workshop Final do Projeto Europeu MOTIVATE (Promoting citizens’ active involvement in the development of Sustainable Travel Plans in Med Cities with Seasonal Demand), co-financiado pelo programa INTERREG Med.

A Unidade de Edificado e Administração Pública da ADENE, com o apoio da Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, irá dinamizar uma sessão de capacitação dirigida a técnicos municipais intitulada "O Município e a Certificação Energética”.

A sessão está dividida em duas partes – uma orientada para o município enquanto entidade licenciadora e outra dirigida ao município enquanto proprietário – e pretende dar resposta às necessidades de esclarecimento identificadas pela ADENE no contato permanente com os diversos municípios.

Já está disponível a primeira newsletter do projeto INTENSIFY!

Semana Europeia da Mobilidade 2019

Foi lançada online uma versão atualizada do "Guia dos Transportes Públicos do Concelho de Almada".

Este Guia Digital permite conhecer de forma simples toda a oferta de transportes públicos disponível no concelho de Almada.  

Estão já em atividade seis novas viaturas ligeiras de mercadorias 100% elétricas, distribuídas por diferentes serviços municipais, substituindo viaturas de tração convencional diesel. Cresce assim a frota municipal de viaturas que utiliza tecnologias mais amigas do ambiente. Estes veículos destinam-se à realização de serviços de limpeza urbana, de manutenção de jardins e apoio a serviços de educação e sensibilização ambiental.

 

 

 

A AGENEAL é parceira do projeto EMPOWER, More carbon reduction by dynamically monitoring energy efficiency, apoiado pelo Programa INTERREG Europa.

O projeto EMPOWER teve início em janeiro de 2017 e terá uma duração de 60 meses. Este projeto é coordenado pela Agência de Energia de Podravje, da Eslovénia e é desenvolvido por um consórcio que integra 8 entidades públicas e privadas, pertencentes a 8 países europeus.

Já está disponível o segundo press release do projeto europeu INTENSIFY. Venha saber mais sobre os resultados e actividades realizadas durante o primeiro ano do projecto! 

Por uma vida + sustentável

De 22 de Maio a 5 de Junho, uma semana alargada com muitas atividades gratuitas e novas ideias para hábitos mais sustentáveis que podemos adotar no dia-a-dia. 

A AGENEAL irá realizar o Workshop Técnico “A Inovação no Financiamento de Tecnologias de Baixo Carbono para Cidades Inteligentes e Circulares”, que decorre no âmbito do desenvolvimento do projeto europeu EMPOWER – More Carbon Reduction by Dynamically Monitoring Energy Efficiency”, apoiado pelo Programa INTERREG Europa.