Medida +Eficiência
A medida visa suprir algumas dificuldades então encontradas nos edifícios e instalações do Terceiro Setor ou Setor da Economia Social e do Setor Municipal.
A solução de iluminação envolve a substituição direta de lâmpadas fluorescentes tubulares (T8), de balastros ferromagnéticos, por lâmpadas de tecnologia LED. Em termos de potência, serão utilizados 3 pares de tecnologia fluorescentes/LED distintos na substituição das lâmpadas: 18W por 9W; 36 W por 13 W; 58 W por 18 W. Para a solução de iluminação não estão previstos em orçamento gastos com mão de obra nem substituição de balastros.
A solução de AQS pretende dotar instalações produtoras de AQS a gás natural, de equipamentos complementares baseados num kit de tecnologias de energia renovável. A tecnologia existente deverá ser uma caldeira a gás natural com sistema de acumulação e com um consumo médio diário de 2.800 litros de água quente. O novo kit a instalar foi dimensionado tendo em conta a relação de 70%-70%, ou seja, a supressão de 70% das necessidades globais de energia final pela bomba de calor e 70% da energia elétrica ainda necessária para o seu funcionamento ser garantido pelo sistema solar fotovoltaico. O sistema será implementado de forma a garantir que a totalidade da produção fotovoltaica seja usada para autoconsumo. Para a solução AQS estão previstos gastos com mão de obra e instalação.
Em Almada a AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, será a entidade que irá realizar a candidatura que se pretende que inclua todas as entidades locais que se mostrem interessadas.
Neste sentido vimos averiguar eventual interesse na adesão a esta candidatura.
Solicitamos resposta para o endereço de email: ageneal@ageneal.pt