Almada acolheu Workshop subordinado ao tema “A Inovação no Financiamento de Tecnologias de Baixo Carbono para Cidades Inteligentes e Circulares”

Import Workshop EMPOWER

O projeto EMPOWER, More Carbon Reduction by Dynamically Monitoring Energy Efficiency é apoiado pelo Programa INTERREG Europe. Tem como parceiros a AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, a Assembleia Regional do Sul, Irlanda; a Agência de Energia de Florença, Itália; o Município de Lorient, França; a Agência de Energia do Sudeste, Suécia; a Agência de Energia de Mazovia, Polónia, o Banco de Desenvolvimento de Saxony – Anhalt, Alemanha e o Município de Santander, Espanha. É coordenado pela Agência de Energia de Podravje, da Eslovénia.

O EMPOWER iniciou-se em 2017 e tem uma duração prevista de 5 anos. Visa a obtenção de poupanças de energia de, pelo menos, 5% ao ano em locais piloto previamente definidos, implementando medidas de otimização energética baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação, essenciais para o desenvolvimento do conceito smart city em que também Almada está a apostar.

Neste Workshop pretendeu-se partilhar boas práticas relacionadas com o financiamento de projetos de eficiência energética e energias renováveis, como contributos para o processo de descarbonização em curso, dando a conhecer mecanismos inovadores como o crowdfunding. Complementarmente, foram apresentados modelos e diferentes abordagens ao conceito smart city.

Este evento integrou o programa da Semana Verde de Almada 2019 e contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros nestas áreas, dos Municípios de Lorient (FR) e de Santander (ES) e das empresas Mota-Engil Renewing S.A. e GoParity S.A..

Mais informações: www.interregeurope.eu/empower