AGENEAL lidera projeto internacional de combate às alterações climáticas
O projeto europeu INTENSIFY – Menos Carbono através da Participação Ativa da Comunidade tem como objetivo dinamizar a Plataforma Local Para as Alterações Climáticas (PLAC), uma estrutura inovadora e voluntária que congrega um conjunto de atores locais, empenhados em reduzir as emissões de gases de efeito de estufa resultantes das suas atividades.A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, em colaboração com a Câmara Municipal Almada, coordena o projeto europeu INTENSIFY, que decorre no âmbito do programa Interreg Europe da União Europeia.
Além de Almada, o consórcio do projeto inclui as cidades de Cork (Irlanda), Milton Keynes (Reino Unido), Trnava (Eslováquia), Zadar (Hungria), a Província de Treviso (Itália), o Centro de Estudos Ambientais de Vitoria-Gasteiz (Espanha), a empresa EnergieavantgardeAnhalt (Alemanha) e o Centro Ambiental para a Administração e Tecnologia (Lituânia).
Durante os cinco anos do projeto, desenvolver-se-ão ferramentas que vão permitir a elaboração de inventários de emissões de CO2 e planos de mitigação à escala das organizações, disponibilizar-se-ão recursos digitais para aplicação dos conhecimentos adquiridos e um observatório online para monitorizar o progresso efetuado.
Os membros da Plataforma poderão também encontrar boas práticas, soluções inovadoras e aprender com a experiência real dos restantes parceiros. Após esta fase de consolidação, as ferramentas criadas serão disponibilizadas para o público em geral, já testadas e adaptadas, para que cada um saiba como contribuir ativamente na transição para uma sociedade com menos carbono. O projeto é co-financiado a 85% pelo programa INTERREG Europe.