Notícias


“Missão Reduzir” – usar a energia de forma mais eficiente na escola e em casa


“Missão Reduzir” é um novo projeto de sensibilização para a utilização mais eficiente da energia, que surgiu de uma candidatura ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica elaborada pela AGENEAL.

O projeto “Missão Reduzir” visa sensibilizar e mobilizar para a adoção de boas práticas diárias no consumo de eletricidade. O projeto é dirigido a dois públicos: famílias residentes no concelho de Almada e escolas do 1º ciclo do ensino básico que integram o parque escolar municipal.

O “Missão Reduzir” baseia-se numa metodologia já testada e desenvolvida no âmbito do projeto europeu EURONET 50/50, no qual a Câmara Municipal de Almada foi parceira e que envolveu várias escolas do concelho.

O projeto agora aprovado contempla a criação de kits informativos temáticos, adaptados aos públicos a que se destina a iniciativa, que têm como novidade recompensar os bons desempenhos energéticos de cada escola ou família participante. No final do projeto, 50% da poupança obtida na fatura de energia elétrica em resultado das medidas de eficiência concebidas e concretizadas pela comunidade escolar respetiva (alunos, professores, auxiliares) reverte diretamente para a escola sob a forma de materiais e recursos educativos, ou para o reinvestimento em outras medidas de eficiência energética. Relativamente às famílias, é concedido um prémio aos 20 melhores desempenhos em matéria de poupança de energia, que se consubstancia num voucher para aquisição de equipamentos eficientes para casa (por ex., eletrodomésticos e iluminação).

Serão envolvidas no projeto todas as escolas do 1º ciclo do parque escolar municipal. Com esta medida, espera-se uma redução mínima anual no consumo de energia elétrica de 5%, no universo escolar. Em relação às famílias, prevê-se uma adesão de 3 000 famílias e uma taxa de redução no consumo de energia elétrica estimada em 10%.

O projeto surge de uma candidatura elaborada pela AGENEAL ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, PPEC 2013, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ERSE. Esta iniciativa terá um período de duração de 2 anos e o orçamento disponível para a sua execução será suportado na totalidade pelo PPEC.