Notícias


Semáforos em Almada 100% LED


Almada é um dos primeiros municípios portugueses com a sinalização semafórica totalmente LED

Os sistemas semafóricos para controlo do trânsito automóvel em Almada estão 100% mais eficientes após a substituição de todas as lâmpadas incandescentes que os equipavam, por lâmpadas LED. Esta intervenção abrangeu todos os semáforos existentes no concelho e foi concluída no passado mês de Junho.

A tecnologia LED traz economias no consumo de energia de aproximadamente 85%, em relação às anteriores lâmpadas incandescentes, apresentando também outras vantagens como maior visibilidade para automobilistas e peões e maior fiabilidade, proporcionando assim melhores condições de segurança para todos os utilizadores da via pública.

Antes desta intervenção, Almada já tinha cerca de 40% dos seus semáforos equipados com tecnologia LED. Com a totalidade dos semáforos do concelho em LED, Almada torna-se um dos primeiros municípios portugueses a ter a sua sinalização semafórica totalmente equipada com esta tecnologia.

A operação agora concluída, complementarmente à anterior, permite uma redução do consumo de eletricidade superior a 651.000 kWh por ano e evitará a emissão anual de 243 toneladas de CO2, o que representa mais um contributo tangível de Almada para reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e para o aumento da eficiência energética do concelho e do país. Esta energia poupada corresponde ao consumo de eletricidade de uma comunidade de 1.450 habitantes num ano.

Por outro lado, o tempo de vida útil dos sistemas LED é 10 vezes superior à tecnologia convencional anteriormente existente, o que permite também uma importante poupança de recursos materiais e na manutenção dos semáforos.

Considerando a redução dos custos de manutenção e a redução do consumo de energia em resultado desta intervenção, o município poupará mais de 130.000 euros anualmente.

A substituição de 40% das lâmpadas incandescentes dos semáforos de Almada por LED enquadra-se no projeto EcoEnLight, uma das candidaturas preparadas e submetidas pelo Município de Almada ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), na vertente Energia, com o apoio da Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL. O projeto EcoEnLight abrangeu 1.090 lâmpadas, de um universo total de 2.725 lâmpadas, associadas a cerca de 60 sistemas semafóricos.