Destaques


Projeto MOTIVATE | INTERREG MED | Venha conhecer a plataforma MOTIVATE


A AGENEAL convida-o a visitar a plataforma MOTIVATE (www.motivate.imet.gr) ou a descarregar para o seu telemóvel a aplicação MOTIVATE PROJECT da App Store e do Google Play para avaliar medidas de mobilidade em Almada, e dar a sua opinião acerca de intervenções de mobilidade futuras relativas à cidade de Almada. Ao mesmo tempo, também pode registar as suas viagens diárias para participar no programa de recompensas concebido pelo Município de Almada.

O projeto MOTIVATE (Promover a participação ativa dos cidadãos no desenvolvimento de planos de viagens sustentáveis em cidades do Mediterrâneo com procura sazonal”), cofinanciado pelo programa INTERREG Med 2014-2020 pretende demonstrar soluções inovadoras de promoção da mobilidade sustentável em cidades do Mediterrâneo com procura sazonal, como é o caso da frente de praias de Almada, com maior procura durante a época estival. O projeto MOTIVATE promove deste modo um novo modelo para o desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP), baseado nos processos de planeamento participativo.
Com uma forte componente de inovação, o projeto aposta nas tecnologias digitais e redes sociais para envolver os cidadãos e visitantes destas cidades na identificação de desafios e das ações mais adequadas para melhorar os padrões de mobilidade locais.
A filosofia básica do projeto MOTIVATE é formar cidades onde os cidadãos se envolvam e tenham voz, a fim de tornar as suas cidades sustentáveis Através de uma aplicação móvel, qualquer pessoa pode participar neste projeto, fornecendo alguns dados simples sobre as suas viagens diárias, avaliando a eficácia e as soluções de mobilidade existentes e sugerindo soluções baseadas nas suas necessidades reais. Estes dados recolhidos são depois tratados, trazendo contributos fundamentais para os processos de tomada de decisão. 
A plataforma MOTIVATE foi desenvolvida pelo Instituto Helénico de Transporte (HIT) do Centro Nacional de Pesquisa e Tecnologia da Grécia (CERTH)
Em Almada, o projeto está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal e pela Agência Municipal de Energia de Almada.

Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=Kph8sGG4rF4&t=1s