Notícias


Renovação da frota da TST: Um contributo para preservar o ambiente


A Câmara Municipal de Almada está a desenvolver a Estratégia Local para as Alterações Climáticas (ELAC), que propõe um conjunto de medidas sectoriais para a redução da intensidade energética e carbónica das actividades nos vários domínios em que são exercidas.

Através do “Inventário Municipal das emissões de Gases com Efeito de Estufa no Município de Almada”, sabe-se que os transportes representam 45% do consumo de energia. Dentro do Sector dos Transportes, o modo rodoviário é preponderante, com cerca de 95% da energia consumida e um peso equivalente no total das emissões de GEEs.

Por essa razão as medidas propostas na ELAC para este sector vão no sentido de reduzir e optimizar o seu consumo de energia, favorecendo o uso dos transportes públicos e dos modos suaves (andar a pé e de bicicleta) e promovendo a utilização de tecnologias de propulsão mais limpas, com maior eficiência energética.

A empresa Transportes Sul do Tejo, S.A. (TST) tem a seu cargo a missão de prestar o serviço de transporte rodoviário de passageiros na Península de Setúbal. A TST está a desenvolver um plano de renovação da frota, prosseguindo a sua estratégia para alcançar um aumento da eficiência energética e a diminuição das emissões de GEEs associadas à sua actividade.

No âmbito da renovação da frota, a TST está a proceder à substituição de 61 autocarros com cerca de 20 anos de serviço. Em Almada serão introduzidas 7 novas viaturas, que respeitam os requisitos da Norma Euro III, garantindo baixos níveis de emissões poluentes.

Os novos autocarros irão proporcionar uma redução de 70t CO2/ano, o que representa uma melhoria energética e ambiental superior a 15%, face à frota que vieram substituir.

A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada em colaboração com a Câmara Municipal de Almada e a TST elaboraram uma ficha ELAC, com toda a informação relativa a esta acção, que foi apresentada durante o lançamento dos novos autocarros no dia 20 de Julho de 2005, na Praça S. João Baptista em Almada.

ELAC_3: Sector dos Transportes – Transportes Públicos
(1.866 Kb)