Notícias


Campanha Europeia Display


A Campanha Europeia Display (http://www.display-campaign.org/) é a primeira campanha europeia para a disponibilização de informação sobre o desempenho energético e ambiental dos edifícios municipais abertos ao público.

Para tal, em 2004, foi dado início a uma campanha para a colocação de um poster nos edifícios municipais, que sintetiza a informação relativa aos consumos de água e energia, e às emissões de CO2. O poster é simples, de fácil leitura pelos cidadãos e comum a todas as cidades.

De acordo com os dados do Inventário das Emissões de Gases com Efeito de Estufa no Município de Almada, os edifícios (sector residencial e dos serviços) representam 30% do consumo total de energia e 34% das emissões de gases com efeito de estufa no Concelho de Almada.

A AGENEAL colaborou com a Comissão Europeia (DGTREN), na produção de um vídeo designado Energy in Buildings: Use it better, Use it less.
(http://europa.eu.int/comm/dgs/energy_transport/publication/videos_en.htm)

Este vídeo surge no âmbito da Directiva 2002/91/CE relativa ao desempenho energético dos edifícios, no qual se pretende mostrar a realidade de alguns Estados-Membros, do Norte e do Sul da Europa, no que diz respeito à eficiência energética dos edifícios.