Notícias


11-09-2014

Semana Europeia da Mobilidade 2014 | 16 a 22 de Setembro


Animada pelo reconhecimento internacional alcançado pelas suas participações anteriores nesta iniciativa europeia, Almada volta a aderir aquela que é a maior campanha mundial de sensibilização sobre mobilidade urbana sustentável. O objetivo é promover e divulgar formas mais eficientes e saudáveis de viver e usufruir das cidades.

Na Semana Europeia da Mobilidade 2014, que tem como tema “As nossas ruas, as nossas escolhas”, são muitas as atividades dedicadas à divulgação e reflexão da mobilidade quotidiana, modos de transporte utilizados e gestão da mobilidade urbana.

Destacam-se na programação o Passeio de Bicicleta “Duas Margens, Duas Rodas”, que no domingo de manhã irá ligar Almada e Lisboa em bicicleta e transportes públicos, as célebres “Viagens a troco de lixo”®, encontros técnicos sobre gestão da mobilidade urbana, workshops de iniciação à reparação de bicicletas, uma maratona fotográfica, passeios e ateliês sobre a história e o património de Almada, provas com bicicletas, entre outras atividades. Ao longo da semana, será também possível viajar gratuitamente no Elevador Panorâmico da Boca do Vento e no miniautocarro elétrico Flexibus.

A Semana culminará a 22 de Setembro com o Dia Europeu Sem Carros, na Rua de Olivença, a zona sem trânsito automóvel. Aqui, durante o dia, terão lugar o Mercado da Rua Viva, com artesanato, produtos regionais e de produção biológica, e atividades de animação de rua, que culminaram com a Noite de Comércio de Portas Abertas.

Este dia constituirá também uma oportunidade para deixar o carro em casa ou partilhá-lo com amigos e, se possível, andar a pé, de bicicleta, usar os transportes públicos ou outro meio de transporte não poluente.

A Semana Europeia da Mobilidade 2014 de Almada conta mais uma vez com a colaboração e empenho de muitas entidades locais e nacionais, que se associaram à Câmara Municipal de Almada e à AGENEAL para celebrar em Almada esta grande festa da mobilidade.