Notícias


10-02-2012

Projeto RELACS - Visita de estudo dirigida a gestores de hotéis e associações de turismo em Balatonszárszó, Hungria


O projeto RELACS promoveu uma visita de estudo, que decorreu no início de Fevereiro, na região de Balaton, na Hungria, na qual participaram membros da AGENEAL e a Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Almada.

Esta iniciativa possibilitou a todos os participante, e em particular aos representantes do setor do turismo de vários países europeus, visitarem unidades hoteleiras que se destacam pela concretização de medidas inovadoras, com vista ao aproveitamento das energias renováveis e à melhoria da eficiência energética das suas instalações. Refira-se, por exemplo, o recurso a bombas de calor geotérmicas para assegurar as necessidades de aquecimento e arrefecimento do edifício e a instalação de painéis solares fotovoltaicos para suprir parte das suas necessidades de eletricidade, de acordo com a descrição apresentada na newsletter do projeto.

No final, os participantes realçaram sobretudo a possibilidade de ver in loco, e com detalhe, como funcionam as soluções tecnológicas adoptadas por estas unidades hoteleiras. Assim como, a oportunidade para verificar na prática o custo-benefício das diferentes medidas de eficiência energética concretizadas.

O projeto RELACS - REnewabLe energies for tourist ACcommodation buildingS

O projeto RELACS, co-financiado pela comissão europeia através do programa Intelligent Energy Europe, pretende incentivar a execução de medidas de utilização racional de energia e de utilização de energias renováveis em unidades hoteleiras ou similares. Para isso desenvolveram-se ferramentas de marketing atrativas, que incluem a criação de uma rede de unidades hoteleiras reconhecidas pelo trabalho efetuado em prol do uso eficiente da energia, produção de roteiros turísticos energeticamente sustentáveis a que os hotéis aderentes estão associados.

Desde a Suécia, Hungria, Grécia, Bulgária e Áustria, ao todo são 11 regiões participantes um pouco por toda a Europa, com o objetivo de criar uma rede piloto de 110 hotéis que se pretende venha a alargar-se após o final do projeto. Em Portugal, a rede piloto começou no concelho de Almada com várias unidades hoteleiras.

Para mais informações: www.relacs.eu

  • Newsletter Projeto RELACS
    Download PDF 1154 KB
  • -