Notícias


03-11-2010

Projecto ADDED VALUE chega ao fim com conferência internacional


O projecto europeu ADDED VALUE, coordenado pela AGENEAL, chega ao seu fim após três anos de divulgação dos transportes públicos e dos modos suaves em 11 países europeus.

As infra-estruturas de transportes públicos e modos suaves implicam frequentemente a mobilização de enormes recursos financeiros públicos sendo que, muitas vezes, a sua utilização acaba por ficar abaixo do previsto não se explorando toda a potencialidade do investimento efectuado. O projecto ADDED VALUE, co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Intelligent Energy Europe, pretende optimizar a utilização das infra-estruturas através de campanhas de divulgação criativas, acrescentado valor ao investimento realizado.

O projecto ADDED VALUE foi coordenado pela AGENEAL e envolveu um total de 13 parceiros, que representam municípios ou agências de energia de 11 países europeus. A conferência final do projecto reuniu especialistas em transportes na cidade de Bucareste, na Roménia, onde se apresentaram as inúmeras campanhas desenvolvidas ao longo dos últimos 3 anos tanto para infra-estruturas de transportes públicos como para modos suaves. Os resultados do projecto e a discussão na conferência serviram para validar a eficácia destas medidas: com um pequeno acréscimo face ao custo do investimento pode realizar-se uma campanha atractiva que optimize a utilização das infra-estruturas

Em Almada, a AGENEAL assegurou a concepção e o desenvolvimento de alguns materiais promocionais do MST e dos transportes públicos de Almada, designadamente o Guia dos Transportes Públicos de Almada (disponível em http://transportesalmada.ageneal.pt/). Para além de muitas outras iniciativas destaca-se também a colaboração com os alunos envolvidos na Agenda 21 da Criança e que possibilitou a elaboração de um vídeo de animação sobre os transportes públicos em Almada (disponível no youtube)