Notícias


3º Seminário Internacional de Torres Vedras – Hidrogénio, Energia e Sustentabilidade


A AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, a  Associação EDEN e a Câmara Municipal de Torres Vedras vão  realizar, em iniciativa conjunta, nos dias 29 e 30 de Abril de 2010 na ExpoTorres, na cidade de Torres Vedras o 3º Seminário Internacional de Torres Vedras – Hidrogénio, Energia e Sustentabilidade.  Integram ainda a Comissão Organizadora o LNEG, o IDMEC/IST, a EDP Inovação e a MultiSector Norte Consultores

O Seminário tem como propósito fundamental apresentar os progressos e novas propostas relativamente à utilização do hidrogénio renovável, enquanto vector energético regulador de fontes intermitentes e como combustível adequado à mobilidade substituindo os combustíveis tradicionalmente utilizados, no horizonte temporal 2010-2050. Será uma oportunidade interessante para que quadros ligados ao sector energético, a organizações do sector público, organizações ambientais, académicos e especialistas, possam debater a viabilidade de um novo modelo energético que optimiza o recurso a fontes renováveis. Fontes de financiamento e oportunidades de projectos mobilizadores e de investigação em consórcio serão igualmente temáticas a abordar no decorrer do evento.

Uma segunda linha de força do Seminário é debater a viabilidade da penetração do H2 renovável no mix energético nacional, no quadro do 20-20-20 que a U.Europeia está a preparar. O debate dos desenvolvimentos mais recentes na tecnologia das pilhas de combustível e hidrogénio será outro dos pontos de interesse da iniciativa, uma vez que o ano de 2020 se apresenta como um novo marco dos compromissos no âmbito da UE com metas ambiciosas de penetração das renováveis no mix energético de todos os Países membros.

A edição de 2010 deste Seminário tem uma componente internacional reforçada com a apresentação de projectos de Demonstração actualmente em curso em vários Países.

O 3º Seminário Internacional de Torres Vedras – Hidrogénio, Energia e Sustentabilidade, é um dos eventos mais importantes e prestigiados que sobre esta temática se realiza em Portugal, mobilizando as instituições de investigação científica nacionais e investigadores do espaço europeu e americano relacionados com estas matérias, e representantes de organizações públicas e de empresas. Espera-se, à semelhança das edições anteriores, contar com mais de uma centena de participantes e uma população escolar significativa.

Mais informações e inscrições:

http://www.h2ecocommunity.com/

 

  • Programa Seminário
    Download PDF 113 KB
  • -