Notícias


AGENEAL promove a utilização da bicicleta com a ajuda dos Peste & Sida


mp3 e video-clip gratuitos

A AGENEAL e a Câmara Municipal de Almada, com vista à promoção do percurso ciclável Bicla Tejo e do Plano Almada Ciclável, editaram um CD-Single dos Peste & Sida dedicado à utilização da bicicleta como modo de transporte sustentável com o tema "Sol da Caparica, na minha bicla".

O percurso ciclável Bicla Tejo, que liga o Cais Fluvial da Trafaria às praias urbanas da Costa da Caparica, é já utilizado diariamente por muitos locais e turistas.

Este percurso da Rede Ciclável de Almada, com uma extensão de 5 km, é prolongado até Lisboa através da ligação fluvial Trafaria – Belém da Transtejo, na qual é possível transportar gratuitamente a bicicleta, permitindo unir o Atlântico e as duas margens do Tejo apenas com 2 rodas.

A convite da Agência Municipal de Energia de Almada e da Câmara Municipal de Almada, os Peste & Sida inspiraram-se neste percurso “híbrido” para fazer uma nova versão do mítico “Sol da Caparica”, desta vez em bicicleta, lançada no Dia da Bicicleta da Semana Europeia da Mobilidade 2009 de Almada.

Imbuídos do espírito irreverente que os caracteriza, os Peste & Sida deixam para trás o descapotável e lançam-se de bicicleta em nova vaga para chegar às praias de Almada. Viram costas a Lisboa mas já não têm pressa de chegar, afinal o caminho faz-se… pedalando, ou ainda melhor, pedalando ao som do novo “Sol da Caparica, de bicla”.

Este projecto foi o grande vencedor do Prémio "Ideias para o ar, um projecto para ficar" promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Fundação Galp Energia.

Para obter gratuitamente o ficheiro mp3 do tema, por favor contactar ageneal@ageneal.pt