Notícias


Projecto STREAM - "Encontro Internacional sobre Mobilidade Sustentável para Destinos de Lazer"


A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, organizou na Costa da Caparica, nos dias 30 e 31 de Outubro, um encontro internacional sobre mobilidade sustentável para destinos de lazer. Este encontro ocorreu no âmbito do Projecto Europeu STREAM, co-financiado pelo Programa EIE, que visa promover a mobilidade amiga do ambiente através de novas soluções de transporte e de campanhas de sensibilização. O seu objectivo é aproveitar o turismo já existente para impulsionar modos de transporte mais sustentáveis.

Neste encontro estiveram presentes delegações de 7 países que apresentaram as suas ideias e ficaram a conhecer alguns projectos de Almada. No final do encontro, a equipa visitou de bicicleta as obras da nova Ciclovia que liga a estação fluvial da Trafaria às praias urbanas da Costa de Caparica e ficou a perceber que este equipamento, além de favorecer as populações locais, servirá também os turistas da margem norte do Rio Tejo que procuram chegar às praias evitando os engarrafamentos na Ponte 25 de Abril e IC20.

Os visitantes ficaram também a conhecer a ligação fluvial entre a Trafaria e Belém e a saber que a Transtejo se aliou à Câmara Municipal de Almada e à AGENEAL no projecto da ciclovia, passando a permitir o transporte gratuito de 15 bicicletas nas suas ligações com Belém e disponibilizando uma área da estação fluvial da Trafaria para parqueamento vídeovigiado de bicicletas. Foi ainda apresentado às delegações estrangeiras a Ciclovia Virtual, um equipamento de sensibilização desenvolvido por empresas de Almada que andará em itinerância pelas escolas do Concelho.

Para mais informações consultar: www.iee-stream.com