Notícias


Workshop: “Utilização de Veículos e Combustíveis Alternativos em Frotas de Transporte: situação actual e perspectivas de futuro"


A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, irá promover, no dia 16 de Novembro de 2007, um workshop subordinado ao tema “Utilização de Veículos e Combustíveis Alternativos em Frotas de Transporte: situação actual e perspectivas de futuro”, destinado a gestores de frotas e profissionais do sector dos transportes.

Este encontro é realizado no âmbito do Projecto SU:GRE – Frotas Verdes Sustentáveis, co-financiado pelo Programa EIE. Este projecto congrega um conjunto de especialistas de 20 países europeus, especialmente provenientes de empresas operadoras de transportes públicos, gestores de frotas privadas, agências de energia, universidades e empresas consultoras para a mobilidade, que formaram uma rede de partilha de informação que permitiu a compilação, análise e sistematização de toda a informação que vai surgindo no campo dos veículos e combustíveis alternativos.

A pertinência da realização de um evento desta natureza prende-se com a rápida alteração que o mercado dos veículos e combustíveis alternativos tem sofrido em Portugal, na Europa e no Mundo nos últimos meses. Se por um lado os avanços tecnológicos recentes têm sido muito relevantes, por outro, a publicação dos DL 62/2006 e DL 66/2006 estabeleceu um enquadramento favorável à utilização de biocombustíveis. O mercado nacional dos combustíveis alternativos tornou-se assim muito activo e apetecível, tanto em termos financeiros, como em termos energéticos e ambientais. Urge portanto informar o público em geral e os gestores de frotas em particular, dos mais recentes desenvolvimentos nestes domínios.

Para este encontro, a AGENEAL reuniu um grupo de especialistas que apresentarão o panorama actual relativo à utilização de veículos e combustíveis alternativos em Portugal.

A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia.

Para mais informações poderá contactar a AGENEAL:

Dulce Lopes

Telefone: 21 272 23 80

E-mail: dulce.lopes@ageneal.pt