Notícias


Almada representada na V Conferência Europeia das Cidades Sustentáveis


A CMA esteve presente na maior Conferência a nível europeu sobre sustentabilidade, dirigida a governos locais, representada por elementos do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável. O evento decorreu em Sevilha, nos dias 21 a 24 de Março, sob o mote “Levando os compromissos para as ruas”. Esta conferência é organizada pelo ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, associação internacional de governos locais e nacionais empenhados em desenvolver-se de uma forma sustentável, da qual Almada é membro.

A Conferência juntou cerca de 1500 participantes oriundos de mais de 60 países, entre membros do governo dos diversos estados membros, autarcas, dirigentes e técnicos de autarquias locais, organizações não-governamentais e empresas.

Na mesa estiveram temas como os Compromissos de Aalborg, de que Almada é uma das 350 cidades signatárias, a importância das Agendas Locais 21, e como se pode passar à acção concreta nas políticas de sustentabilidade a nível mundial e local. Esta Conferência surge na sequência de uma série de encontros neste domínio, que têm sido fundamentais para o evoluir da sustentabilidade a nível europeu: Aalborg 1994, Lisboa 1996, Hannover 2000 e Aalborg 2004.

Esta iniciativa criou uma oportunidade única de diálogo com cidades com experiências e realidades diferentes, e serviu de inspiração para o continuar do trabalho em curso em Almada e para o desenvolvimento de acções futuras neste campo.

Almada foi convidada pelo ICLEI a dinamizar uma apresentação na Sessão Plenária “Comunicar a Sustentabilidade Local” sobre a sua experiência na dinamização da “Semana Verde”, iniciativa já em fase de preparação e que voltará a ter lugar em 2007.

Mais informação sobre esta Conferência em www.sevilla2007.org