Notícias


13-06-2006

A Energia em Nossa Casa - Dia Nacional da Energia


No dia 29 de Maio, no âmbito da Semana Verde em Almada, decorreu mais um Dia Nacional da Energia. Esta data foi assinalada pela AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, na Praça da Liberdade, através de uma exposição intitulada “A Energia em Nossa Casa”.

Esta iniciativa pretendeu mostrar como é gasta a energia em casa e dar conselhos para a sua utilização mais eficiente. Para além do consumo de energia associado à utilização dos equipamentos domésticos, foi também abordada a influência da concepção do edifício no consumo de energia e no conforto térmico dos seus ocupantes.

A exposição consistiu numa planta de uma casa, onde, para cada divisão, se apresentaram factos sobre o consumo de energia associado a cada equipamento doméstico e forneceram conselhos para economizar energia (electricidade e gás) e água em casa

Procurou-se também sensibilizar os visitantes para a importância de uma correcta concepção dos edifícios, através da exemplificação de boas e más soluções, com especial enfoque nas paredes e janelas, realçando os benefícios de um correcto isolamento térmico.

Esta iniciativa foi repetida no mesmo local no dia 31 de Maio, durante o 2º Encontro da Rede Nacional de Agências de Energia (RENAE), que decorreu no Fórum Romeu Correia, em Almada.