Notícias


Eco n’ Home - Como reduzir o consumo de energia numa habitação


Este projecto tem como principal objectivo a redução, de 10 a 20%, do consumo de energia em habitações. Pretende-se por em prática um serviço prático que irá alcançar uma redução significativa do consumo de energia por habitação, com base numa metodologia a definir no âmbito do projecto.

Uma vez estabelecida a metodologia e os instrumentos, cada parceiro do Eco n’ Home irá testar este serviço numa amostra de habitações que serão representativas de cada área experimental. No total, pretende-se alcançar um universo de 1000 habitações.

A avaliação da fase experimental passará pela quantificação das economias de energia conseguidas e por uma avaliação qualitativa do processo testado. Com o desenvolvimento do Eco n’ Home pretende-se evitar, em média, a emissão de 1 tonelada de CO2 por habitação, por ano e contribuir para a concretização de medidas propostas na Estratégia Local para as Alterações Climáticas do Município de Almada.

A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, como parceira deste projecto, irá testar este serviço numa amostra de 100 habitações do Concelho de Almada.

Este projecto, co-financiado pelo Programa Energia Inteligente para a Europa, é coordenado pela rede de Agências Locais de Energia francesas, FLAME e envolve oito parceiros de seis países europeus.

Para mais informações:

www.econhome.net