Notícias


03-04-2006

Agenda 21 da Criança apresentada no Congresso Mundial do ICLEI


A AGENEAL e o Município de Almada estiveram presentes no Congresso Mundial do ICLEI durante o qual foi apresentada a nível internacional a Agenda 21 da Criança de Almada.

O Congresso Mundial do ICLEI – Local Governments for Sustainability realizou-se na Cidade do Cabo, África do Sul, entre 27 de Fevereiro e 3 de Março, subordinado ao tema Da Nossa África: Soluções Locais para Desafios Globais e contou com a participação de cerca de 800 pessoas de várias nacionalidades.

O município de Almada, foi o único município português a apresentar um projecto nas sessões de trabalho, participou na sessão temática Educação para a Sustentabilidade com a apresentação: «Agenda 21 da Criança: Crianças têm algo a dizer para um melhor Planeta».

A importância dada à opinião das crianças na gestão do concelho foi o aspecto que suscitou maior interesse por parte dos participantes. Segundo Catarina Freitas, directora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Almada, o mérito deste projecto está na forma como as crianças são envolvidas, pois «este não é projecto estritamente escolar». 

Na Agenda 21 da Criança de Almada o objectivo é ouvir as preocupações e os desejos dos mais novos em relação ao concelho onde vivem, uma opinião genuína, com a intervenção mínima dos pais e dos professores.

Neste Congresso foram discutidos muitos outros temas, nomeadamente as alterações climáticas, a biodiversidade, a biodiversidade urbana ou a gestão da água.

Deste encontro saíram algumas directrizes para a actuação a nível local, nomeadamente: o reforço do papel das autarquias em áreas que tendem a ser privatizadas, como a água, o tratamento de resíduos ou os transportes; o incentivo a micro-economias de carácter local, ou seja, as autarquias têm que conseguir captar investimento, valorizando a biodiversidade urbana e a qualidade ambiental; a promoção da utilização da Pegada Ecológica (Almada é das poucas cidades a nível mundial que tem uma calculadora individual).

O que é o ICLEI?

O ICLEI – Governos Locais para Sustentabilidade é uma organização internacional de cidades, municípios, países e respectivas associações que têm como compromisso o desenvolvimento sustentável. Mais de 470 cidades, municípios e associações de todo o mundo são membros do ICLEI, representando cerca de 20% da população mundial. A sua premissa é a de que iniciativas de carácter local conseguem atingir objectivos de sustentabilidade a nível local, nacional e global.

Mais informações sobre o Congresso Mundial do ICLEI em www.iclei-europe.org.