Destaques


Semana Europeia da Mobilidade em Almada


De 16 a 22 de Setembro

A Semana Europeia da Mobilidade volta a ter lugar em Almada e em toda a Europa de 16 a 22 de Setembro. Este ano, e depois do sucesso de anteriores edições na cidade de Almada e no Laranjeiro, a Semana Europeia da Mobilidade vai até à Vila da Trafaria.

Ao longo da Semana, este ano subordinada ao tema «Ir e vir, de outro modo», irá decorrer um vasto programa de actividades de informação e sensibilização sobre mobilidade urbana, mas também de animação de rua, desporto, uma volta dos petiscos, um mercado de rua; apenas para citar alguns exemplos das iniciativas que serão dinamizadas para receber os visitantes e animar a Trafaria.

O evento culmina no dia 22 de Setembro, com o Dia Europeu Sem Carros, na freguesia da Trafaria, onde será encerrada a zona central ao trânsito automóvel.

Neste dia, entre as 7 e as 19 horas, uma zona da vila da Trafaria será condicionada à circulação de veículos motorizados. Será uma oportunidade única para as pessoas descobrirem outras formas de transporte e para serem testadas novas medidas de mobilidade urbana, como por exemplo: novos planos de circulação, novos equipamentos de segurança rodoviária, novas infra-estruturas para utilização e parqueamento de bicicletas, entre outras.

Envolvidas na organização da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros, juntamente com a Câmara Municipal e Agência Municipal de Energia de Almada, estão dezenas de entidades locais e nacionais: operadores de transportes, forças da autoridade, estabelecimentos de ensino, colectividades, empresas, inúmeras associações, a Junta de Freguesia da Trafaria, etc..

  • Programa da Semana Europeia da Mobilidade em Almada
     931 KB