Destaques


Workshop “Os Aspectos Energéticos na Concepção de Edifícios”


8 de Julho de 2005

A AGENEAL, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada e a ADENE, Agência para a Energia, realizou, no dia 8 de Julho de 2005, um workshop subordinado ao tema “Os Aspectos Energéticos na Concepção de Edifícios”. Estiveram presentes 120 pessoas, maioritariamente projectistas e técnicos.

A pertinência da realização de um evento desta natureza prende-se com o consumo de energia e emissões de gases com efeito de estufa dos edifícios em Almada. De acordo com os dados do Inventário das Emissões de Gases com Efeito de Estufa no Município de Almada, os edifícios (sector residencial e dos serviços) representam 30% do consumo total de energia e 34% das emissões de gases com efeito de estufa no Concelho de Almada.

Urge, pois, reduzir os consumos de energia dos edifícios, o que pode passar, em primeiro lugar, pela sua adequada concepção, de acordo com orientações bem definidas, que assegurem o cumprimento da regulamentação térmica em vigor. A verificação dos projectos de comportamento térmico de edifícios submetidos a licenciamento na Câmara Municipal de Almada é uma das acções que a AGENEAL desenvolve, cujos resultados foram apresentados neste evento.

A verificação dos projectos de comportamento térmico de edifícios é desenvolvida em estreita colaboração com a AGENEAL. A Câmara Municipal de Almada selecciona mensalmente, de forma aleatória, projectos de edifícios submetidos a licenciamento, com diferentes tipologias (moradias unifamiliares e prédios) e usos finais (habitação e comércio), cujo projecto de comportamento térmico é verificado pela AGENEAL.

No âmbito da verificação efectuada aos projectos de comportamento térmico, a AGENEAL analisa os parâmetros térmicos calculados pelos projectistas e a correcta utilização das folhas de cálculo do RCCTE. Sempre que são detectadas incorrecções ou omissões nos cálculos efectuados, são sugeridas formas de as corrigir e emitidas recomendações para melhorar o desempenho térmico do edifício.

O trabalho desenvolvido pela AGENEAL na verificação dos projectos de comportamento térmico de edifícios reveste-se, acima de tudo, de um carácter de sensibilização e pretende contribuir para a concepção de edifícios com um bom desempenho energético, através de um projecto de comportamento térmico elaborado correctamente e que verifique ou ultrapasse os requisitos do RCCTE.

Verifica-se que, decorridos 14 anos sobre a publicação do RCCTE, Regulamento das Características de Comportamento Térmico de Edifícios (DL 40/90 de 6 de Fevereiro), ainda são cometidas incorrecções na sua aplicação. Na eminência da publicação do novo RCCTE, que será mais exigente do ponto de vista da sua aplicação e dos requisitos energéticos a verificar pelos edifícios, é importante esclarecer todas as dúvidas em relação à aplicação do actual Regulamento, antes da entrada em vigor dos novo Regulamento.

Neste workshop, destinado a projectistas e técnicos municipais, para além da apresentação do trabalho realizado pela CMA e AGENEAL na verificação da aplicação do RCCTE em Almada, serão abordados temas como a metodologia utilizada para a elaboração do Regulamento Urbanístico de Almada, as soluções arquitectónicas e construtivas com influência no desempenho energético dos edifícios, os aspectos a considerar na concepção de sistemas solares para aquecimento de água, a Certificação Energética de Edifícios e os Novos Regulamentos Térmicos de Edifícios.

Apresentações:

  • ADENE - Carlos Nascimento
    - 713 KB
  • ADENE - Silvino Spencer
  • - 1501 KB
  • AGENEAL - Carlos Sousa
    - 1165 KB
  • CMA - Ricardo Carneiro
    - 88 KB
  • INETI - Helder Gonçalves
    - 1093 KB
  • NDA OA - Fausto Simões
    - 2455 KB

Programa
- 36 KB