Destaques


2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para todos


A ONU declarou 2012 como o "Ano Internacional da Energia Sustentável para todos", uma iniciativa que pretende chamar a atenção para a importância do acesso universal à energia como forma de promover o desenvolvimento e aliviar a pobreza no planeta.

 

 

 

No entanto, o acesso a estas formas de energia não é algo real para quase metade das pessoas que connosco partilham o planeta. Mais de 1400 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade e outros 1000 milhões só têm eletricidade de forma intermitente.

Para alertar para estas diferenças e procurar soluções globais para as atenuar, a ONU instituiu 2012 como o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”. O tema cria uma oportunidade para se debater a distribuição de energia que temos no mundo e a que precisamos, a nível planetário.

Neste âmbito, é essencial discutir formas de energia mais sustentáveis e acessíveis a todos. As energias renováveis destacam-se ao terem um papel fundamental numa distribuição mais equitativa do acesso à energia. As energias renováveis, como a energia solar, eólica ou a tração animal, podem ser aproveitadas em quase todas as regiões do mundo, mesmo as mais remotas, podendo ser o melhor caminho para atenuar as desigualdades que se têm vindo a agravar entre os países mais desenvolvidos e os restantes. A energia é um fator de qualidade de vida das populações mas, mais que isso, é também um fator facilitador de desenvolvimento, possibilitando um melhor acesso à educação e ao trabalho. A universalidade de acesso à energia possibilita a construção de sociedades mais justas e mais solidárias, mas também mais eficientes na utilização dos recursos disponíveis.

A eficiência energética, ou seja, a utilização racional de energia, é também outro dos temas que em 2012 estarão em destaque. E cada um de nós tem um papel a desempenhar já que, só com o envolvimento de todos, será possível alterar hábitos de utilização de energia que estão profundamente enraizados numa sociedade que ao longo das últimas décadas adoptou um estilo de vida fortemente dependente de energia barata e facilmente acessível.

Produzir a energia que consumimos recorrendo a fontes de energia renováveis, optar por iluminação mais eficiente, evitar o stand-by dos aparelhos eléctricos, trocar o transporte individual pelo transporte público, preferir a bicicleta ou o andar a pé em vez do automóvel sempre que possível, reciclar os nossos resíduos, são algumas medidas que podem e devem ser adoptadas, desde já, para que todos possamos contribuir para um consumo mais racional da energia e aumentar, deste modo, a eficiência energética global.

Em Almada, foi criada a AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, com a preocupação levar a mensagem da eco-eficiência a todas as entidades, empresas e população  do concelho. A Agência tem-se constituído como uma plataforma de debate e reflexão sobre este tema e, com o envolvimento dos associados, tem contribuído para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 em Almada.

A AGENEAL presta também à comunidade um serviço de info-energia, através de atendimento personalizado presencial, telefónico e por e-mail, disponibilizando ao munícipe informação e dicas práticas sobre como utilizar a energia de forma mais eficiente e sustentável.

A Agência e a CMA vão associar-se às comemorações do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, continuando vários projetos de fundo em curso no concelho e dinamizando diferentes iniciativas de informação e sensibilização para o grande público.

 

Serviço Info-Energia AGENEAL:

Tel. 21 272 23 80 | ageneal@ageneal.pt