Destaques


Semana da Mobilidade e Dia Sem Carros no Pragal


De 16 a 22 de Setembro, por mais de duas mil cidades do mundo e também em Almada, decorre mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade, sob o tema “Mobilidade Alternativa”. Este ano, destacam-se as actividades que dinamizarão Almada Centro, o Almada Business Center, a Estação Multimodal de Transportes do Pragal e, claro, o Dia Europeu Sem Carros que decorrerá na freguesia do Pragal.

Almada, depois de ter vencido o prémio "European Mobility Week Award 2010" entre mais de 2200 cidades de todo o mundo participantes na campanha, não quis deixar de continuar a ter um papel activo nesta que é a campanha de sensibilização de maior visibilidade a nível mundial dedicada às questões da mobilidade urbana.

Assim, com o imprescindível e activo envolvimento de muitas entidades locais e nacionais, a Semana volta a apresentar um programa de actividade amplo e diversificado, que pretende promover e dar a conhecer soluções de mobilidade quotidiana mais amigas do ambiente que criem uma vivência da cidade mais saudável e sustentável.

A abrir a Semana Europeia da Mobilidade 2011, no dia 16 de Setembro, Dia da Bicicleta, será lançado o livro "O meu livro de bicicletas", editado pela Câmara Municipal de Almada e pela AGENEAL. Este livro, dedicado às crianças, dá-lhes a conhecer o mundo das bicicletas, a sua história, as suas múltiplas formas, as vantagens e regras da sua utilização, sensibilizando-as para a necessidade da adopção de hábitos de transporte mais saudáveis e eficientes

Paralelamente, será inaugurada a exposição "Pedalar pelo mundo da bicicleta" , que estará patente ao público até 3 de Outubro no átrio do Fórum Romeu Correia, em Almada. Esta exposição é uma homenagem ao fantástico universo das bicicletas e revela um pouco da história deste veículo que revolucionou o Planeta.

Mais uma vez a “Mostra de Objectos Inovadores” associa-se à Semana da Mobilidade, ocupando a praça central do Almada Business Center - Pragal nos dias 21, 22 e 23 de Setembro.

Passeios de bicicletas, viagens a troco de lixo, raide fotográfico, demonstração de gingarelhos, exposição de veículos eléctricos, caminhadas, rapel, ginástica ao ar livre são apenas algumas das muitas propostas para esta Semana.

A nível local, a Semana é organizada pela Câmara Municipal e pela AGENEAL, em parceria com dezenas de entidades, entre associações, colectividades e empresas do concelho.

  • Programa Semana Europeia Mobilidade
    Download PDF 834 KB
  • -