Destaques


Roteiro Local para as Alterações Climáticas: Mobilizar, Planear e Agir.


Estão já disponíveis as apresentações e vídeos!

Especialistas nacionais e estrangeiros apresentaram caminhos e soluções para o desafio das Alterações Climáticas. Cidades portuguesas dão contributos rumo ao novo Acordo Global para o Clima. Ver as apresentações e vídeos.

 

Almada acolheu nos dias 28 e 29 de Maio a grande Conferência Internacional “Roteiro Local para as Alterações Climáticas: Mobilizar, Planear e Agir”, co-organizada pela associação internacional ICLEI, Governos Locais para a Sustentabilidade, Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada (AGENEAL), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNL) e Agência para a Energia (ADENE).

O evento, que contou com o apoio institucional de diversas entidades, deu uma perspectiva da importância da intervenção local ao nível das alterações climáticas, nas dimensões da mitigação e adaptação, tendo também como propósito recolher contributos para a construção do “Roteiro Local para as Alterações Climáticas”. As contribuições dos Municípios portugueses foram compiladas e encontram-se disponíveis em roteirolocalclimaticas.org

Destaca-se a participação de representantes do Secretariado do Pacto dos Autarcas, Banco Mundial, Banco Europeu do Investimento, Universidades e de diversas cidades europeias, entre as quais Växjö, a cidade sueca recentemente distinguida com os prémios “Sustainable Energy Award” e “The best environmental practice in Baltic Cities Award”. Sublinha-se igualmente a participação de Jeb Brugman, redactor do capítulo 28 da Agenda 21, o Plano de Acção para o Desenvolvimento Sustentável consagrado na Cimeira da Terra de 1992.

 

Mais informações no site  www.roteirolocalclimaticas.org