Destaques


Semana da Mobilidade e Dia Sem Carros no Monte da Caparica


De 16 a 22 de Setembro, por toda a Europa e também em Almada, decorre a Semana Europeia da Mobilidade 2008. O evento culmina com o Dia Europeu Sem Carros que, este ano, decorre no núcleo histórico do Monte da Caparica.

Este ano, a Semana da Mobilidade é subordinada ao tema «Ar Puro para todos» e oferece um vasto programa de actividades, com o objectivo de promover e dar a conhecer formas de mobilidade mais amigas do ambiente e criar oportunidades de discussão deste tema que tanto influencia a qualidade de vida de todos e o Planeta que partilhamos.

A Semana, que se inicia a 16 de Setembro, termina com o Dia Europeu Sem Carros (DESC), no dia 22, Segunda-feira, durante o qual o núcleo histórico do Monte da Caparica será condicionado ao trânsito automóvel. Andar a pé, de transportes colectivos, de bicicleta ou em qualquer outro meio de transporte não poluente, são as opções a que se pretende dar prioridade neste dia. Depois de Almada, Laranjeiro, Trafaria, Costa da Caparica e Sobreda, será agora a freguesia da Caparica a acolher este evento, onde se espera o mesmo êxito e participação das anteriores edições.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e pela Agência Municipal de Energia de Almada e conta com a colaboração de muitas outras entidades locais, como a Junta de Freguesia da Caparica, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, os operadores de transportes colectivos, as forças de ordem, estabelecimentos de ensino, colectividades, associações, empresas e comércio local, entre outras.

  • Programa da Semana Europeia da Mobilidade em Almada
    Download PDF 387 KB
  • -