Destaques


Projecto inovador procura voluntários para diagnósticos energéticos gratuitos


A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, procura voluntários no concelho de Almada para realizar diagnósticos energéticos gratuitos às suas habitações.

Um diagnóstico energético consiste em conhecer de que forma é gasta a energia numa habitação (na iluminação, nos electrodomésticos, no fogão, na climatização, etc) e identificar medidas que permitam torná-la energeticamente mais eficiente, poupando dinheiro e reduzindo o seu impacto no ambiente.

Utilizamos energia todos os dias – em casa, no trabalho e quando viajamos. Para produzir essa energia queimamos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), este processo dá origem à emissão de gases com efeito de estufa, em particular o dióxido de carbono (CO2), que alteram e prejudicam o ambiente.

Com acções simples poderá racionalizar o consumo de energia em sua casa, poupar dinheiro e reduzir o seu impacto no ambiente.

O Eco n’ Home é um projecto onde participam voluntariamente cidadãos de 6 países europeus, Itália, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, e Portugal, através de Almada.

 

O que vai acontecer no projecto ?

A intervenção da AGENEAL constará designadamente de uma visita onde se fará a recolha e a análise de facturas energéticas (electricidade e gás) e o levantamento das soluções construtivas da casa e de todos equipamentos consumidores de energia. Serão ainda medidos os consumos energéticos de alguns equipamentos, com o objectivo de identificar anomalias ou desperdícios de energia. O diagnóstico demorará cerca de 2 horas, dependendo do tamanho da habitação.

Com a informação recolhida e após a sua análise detalhada, a AGENEAL aconselhará onde e como se poderá poupar energia na habitação.

Após um ano de acompanhamento, possível via telefone ou e-mail, haverá um novo contacto para uma última visita. Nesta fase, os participantes ficarão a conhecer quanta energia e dinheiro pouparam ao longo do ano.

Vantagens em participar no projecto

· Diagnóstico energético gratuito à habitação

· Aconselhamento de boas práticas para a utilização racional de energia

· Acompanhamento técnico através de serviço telefónico

· Reduzir a factura energética e poupar dinheiro no final do mês

· Integrar uma rede que envolve 1000 participantes de 6 países europeus

· Contribuir para reduzir as alterações climáticas que hoje afectam o Planeta e que exigem a participação de todos.

 

Critérios de Selecção

· Residência no Concelho de Almada (1ª residência)
· Residente há pelo menos 1 ano e com perspectiva de permanência por mais 3 anos

 

Como aderir?

Os interessados deverão contactar a Ageneal, por correio electrónico ou telefonicamente, e fornecer alguns elementos: nome, morada e contacto telefónico. Poderão igualmente deslocar-se às instalações da AGENEAL entre as 9h30 e 12h30 e as 14h00 e as 18h00. A adesão a este projecto é simples e totalmente gratuita.

Esta iniciativa da Ageneal surge no contexto do projecto europeu “Eco n’ Home”, que tem como objectivos reduzir o consumo de energia nos edifícios e testar um serviço público de análise energética.

Os diagnósticos terão início já em Outubro de 2006 e todos os participantes posteriormente seleccionados serão contactados para a marcação da 1ª visita.

 

Para mais informações e inscrições:

AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada

Rua Bernardo Francisco da Costa, nº. 44, 2800-029 Almada

Telefone: 21 272 23 80

E-mail: ageneal@ageneal.pt

www.econhome.net

 

Este projecto é co-financiado pela Comissão Europeia, Programa Energia Inteligente – Europa (EIE).