Destaques


Uma oportunidade para conhecer os consumos energéticos em casa


A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, em parceria com o Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Almada, está a realizar diagnósticos energéticos a habitações no concelho de Almada.

Este diagnóstico consiste numa visita durante a qual se conhece de que forma a energia é gasta na habitação (na iluminação, nos electrodomésticos, no fogão, na climatização, etc.), identificando-se posteriormente medidas que permitam torná-la mais eficiente, poupando dinheiro e reduzindo o seu impacto no ambiente.

Neste momento decorre a fase final das visitas de diagnóstico energético. No entanto, ainda é possível participar, bastando para isso contactar a AGENEAL por telefone ou email e fornecer alguns elementos: nome, morada e contacto telefónico. A adesão a este projecto é simples e totalmente gratuita, sendo apenas necessário ser residente no Concelho de Almada (1ª residência) há pelo menos um ano.

Das visitas até agora realizadas constatou-se que os principais problemas estão relacionados com o conforto térmico das habitações, pela ausência de isolamento térmico nas paredes exteriores e cobertura e também pela existência de janelas de vidro simples. Verifica-se também uma utilização excessiva de lâmpadas incandescentes normais e de halogéneo, assim como consumo em stand by de alguns equipamentos eléctricos.

Esta iniciativa da AGENEAL surge no contexto do projecto europeu “Eco n’Home”, que tem como objectivos reduzir o consumo de energia nos edifícios e testar um serviço público de análise energética

Para mais informações e inscrições:

AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada

Rua Bernardo Francisco da Costa, nº. 44, 2800-029 Almada

Telefone: 21 272 23 80

E-mail: ageneal@ageneal.pt

www.econhome.net

Este projecto é co-financiado pela Comissão Europeia, Programa Energia Inteligente – Europa (EIE)

  • Folheto Eco n'Home
    Download PDF KB
  • -